O Rei Está Voltando!

Criado com carinho por 

A História

Em 1970 o casal William James Gaither e Gloria Gaither estavam reunidos com alguns amigos em um jantar. Eles conversavam sobre um sermão de Jim Cabtree sobre a volta de Cristo e de como o ele gritava “O Rei está voltando! O Rei está voltando!”.

Mesmo depois que os amigos tinham ido embora, Bill e Gloria continuaram a conversar sobre o tema e pensaram em escrever uma canção sobre como seria o cenário neste grande dia.

Bill ao piano, começou a criar a melodia enquanto gloria escrevia a letra. Ao terminar de escrever a letra, Gloria tremendo de excitação levou a letra para o marido ver. Ele, ao pegar o texto começou a tocar e cantar ajustando perfeitamente a letra a melodia.

O hino O Rei está Voltando foi adicionado na Harpa Cristã numa atualização onde foram incluídos 116 hinos que foi lançada em 1999.

O Arranjo

Quando eu escrevi este arranjo eu imaginei ele começando com poucos instrumentos, arranjo simples, sem muito movimento para descrever o cenário que a letra nos mostra. Mas ao escrever o arranjo ele foi tomando formas que eu não previ quando fiz o mapa do arranjo. E por fim o arranjo, apesar de simples, ficou cheio, com bastante dobras e instrumentos trabalhando harmonia e ritmos simples. 

Originalmente o hino possui 3 estrofes e 1 refrão que repete entre cada estrofe. Ao construir o arranjo eu pensei em escrever 2 estrofes e 3 refrões, além da introdução e coda.
Abaixo descrevo cada parte do arranjo.

Este arranjo foi escrito para a grade completa de orquestra contemporânea. Ao ouvir os áudios você poderá identificar cada naipe da orquestra: madeiras, cordas, metais e percussão.

Introdução

A introdução é com o um resumo do arranjo. Começa suave com as madeiras, entra a trompa com uma frase de passagem. As cordas entram dando suporte harmônico, todos crescem e os metais entram para encher e finalizar a introdução preparando para a estrofe.
Base simples, tímpanos e pratos dão ênfase no ápice da introdução e indicam a finalização dela.

Estrofe 1

A primeira estrofe tem as madeiras executando a melodia, 2ª e 3ª vozes do início ao fim da estrofe.
Violas, cellos e baixos entram fazendo frases de ligação para preencher o arranjo. Trompa também entra na segunda parte da estrofe com simples contracanto ou executando a 2ª voz da melodia.
A base continua simples, apenas marcando o andamento e executando a harmonia, também simples.

Refrão 1

Neste refrão, a orquestra não cresce muito, na verdade eu mantenho o arranjo relativamente leve. O trompete entra solando a melodia com os saxofones dando suporte harmônico e rítmico. Na segunda parte o restante das madeiras, metais e cordas entram dando suporte harmônico e com contrapontos.
A base ainda simples, mas com marcação mais presente com fills de bateria e mais presença do contrabaixo.
Tímpanos e pratos aparecem e destacam os pontos altos e fortes do refrão.

Estrofe 2

Nesta estrofe inicio com a trompa solando a melodia entregando-a para o trompete. Aqui a presença das cordas é mais marcante. 
Na segunda parte da estrofe, solo de flauta, suporte das cordas e contraponto da trompa.
A base volta a marcação simples. Mas na segunda parte uma rearmonização é feita destacando esta estrofe da primeira.
Tímpanos e pratos entram indicando o fim da estrofe e início do refrão.

Refrão 2

A entrada deste refrão já entrega uma nova sensação, o corte logo no primeiro compasso com resposta de toda a orquestra seguindo das cordas em FF deixa claro que realmente o Rei está voltado. 
Na primeira parte além desta entrada metais e saxofones vem ritmando o arranjo enquanto as cordas preenchem o espaço.
Todo o arranjo decresce ainda na primeira parte do refrão para então crescer um pouco na segunda parte. Um arranjo novo é feito para este refrão com mais intensidade e vivacidade e preparando para a repetição.

Refrão 3

Neste último refrão uma surpresa. Toda a orquestra para, com exceção do piano, para dar total protagonismo à igreja que canta agora com muito entusiasmo. 
Na segunda parte do refrão toda a orquestra retorna com força, grande e imponente. Agora, antes de finalizar faço a preparação para a repetição da última frase do refrão com direito ao rallentando. Essa última frase também é a nossa coda. Finalizando o arranjo com uma grandiosidade majestosa.

Conclusão

Neste arranjo tento evidenciar a importância da mensagem passada pela letra. Mesmo em momentos fortes no arranjo a melodia está em seu ponto alto, ficando sempre em evidência. Por isso o corte na orquestra no terceiro refrão, ao ouvir a massa de gente cantando reforça ainda mais a mensagem na mente. E essa é a ideia principal. Mesmo após finalizar o arranjo e a orquestra terminar de executar a última nota a letra deste hino deverá continuar entoando nos corações dos que esperam ansiosamente o retorno do Rei Jesus.

Fontes:

Daniel, Silas – História dos Hinos que Amamos, CPAD, ed.1, Rio de Janeiro, 2021

Hinos da Harpa Cristã – https://hinosdaharpa.com/o-rei-esta-voltando-historia/

Wikipedia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Harpa_Cristã

O Rei Está Voltando – Harpa Cristã, 547

Orquestra

Se você gostou deste texto, compartilhe
nas suas redes sociais, grupos e nos
aplicativos de mensagens

Posts Relacionados