O Que é o Arquivo XML?

O Extensible Markup Language (XML) permite definir e armazenar dados de maneira compartilhável. O XML oferece suporte ao intercâmbio de informações entre sistemas de computador, como sites, bancos de dados e aplicações de terceiros. Regras predefinidas facilitam a transmissão de dados como arquivos XML em qualquer rede, pois o destinatário pode usar essas regras para ler os dados com precisão e eficiência.

Baseado na arquitetura XML a Recordare LLC desenvolveu o formato MusicXML  para propiciar o intercâmbio de dados entre os mais diversos formatos digitais de partituras, entre os diferentes editores de partituras.

Para simplificar, o arquivo MusicXML armazena todas as informações que você inseriu em sua partitura ou peça musical, de maneira estruturada e organizada. Isso permite que vários programas, como Sibelius, Finale, MuseScore, Dorico, Encore, entre outros, possam exportar e importar esses arquivos sem dificuldades ou problemas de interpretação dos dados. Além disso, elimina-se o problema de incompatibilidade dos arquivos compartilhados.

E para não ficar somente nas minhas palavras, vou deixar aqui um exemplo de arquivo MusicXML que você pode baixar e testar você mesmo. E um arquivo PDF deste mesmo arquivo MusciXML para você comparar os resultados.

Algumas informações extras:

  • O arquivo original foi feito no Sibelius versão 8.
  • Às vezes há necessidade de ajustes na grade após a importação do arquivo MusicXML.
  • Quando você adquire um arranjo aqui no site você terá o arquivo XML dele. Por isso, poderá abrir o arranjo em qualquer programa de partitura e editar o arranjo como quiser.

Clique nos botões abaixo para fazer o download de cada tipo de arquivo. Se quiser, pode dar play no áudio para ouvir o resultado.

Posts Relacionados